Gestão da Manutenção
A Gestão da Manutenção, quando integrada dentro da Gestão de Ativos, desempenha um papel crucial na otimização dos fatores chave de sucesso de qualquer organização: custos, prazos e qualidade no serviço.
O foco neste tipo de gestão não apenas melhora a eficiência operacional, mas também eleva o padrão dos serviços prestados, influenciando positivamente a percepção do cliente e a sustentabilidade do negócio.
O Gestor de Contrato da OPERTEC tem como função:
• Acompanhar os Clientes com resposta célere às suas necessidades
• Criar soluções eficientes e económicas
• Elaborar planos de manutenção preventiva customizados para cada Cliente
• Garantir cumprimento de requisitos legais
• Assegurar os registos em entidades oficiais, nomeadamente APA, ANEPC, ERSAR, entre outras
• Apoiar o Cliente na área da gestão de energia, facilitando a análise e tomada de decisão
Download brochura
Gestão e Manutenção
Os serviços de Manutenção Integrada da OPERTEC representam uma solução abrangente que une a manutenção preventiva e corretiva, otimizando a gestão de instalações, edifícios e as suas envolventes.
Com recurso a um software avançado de gestão de manutenção [link interno na frase sublinhada para /software-de-gestao-e-manutencao], conhecido como CMMS (Computerized Maintenance Management System), a OPERTEC consegue gerir e centralizar de forma eficiente as informações relacionadas às atividades de manutenção para cada cliente.
Alguns factos e números da Manutenção
Estudos internacionais especializados têm vindo a revelar as virtualidades da manutenção proativa (planeada) face à manutenção reativa (corretiva):
Um equipamento bem mantido dura 30% a 40% mais do que um mal mantido;
A implementação da manutenção preventiva induz economias nos consumos energéticos de 5% a 11%;
A manutenção preventiva reduz significativamente a indisponibilidade e aumenta o rendimento dos equipamentos;
As perdas por falha de rendimento são invariavelmente superiores às perdas por indisponibilidade;
- O trabalho reativo custa 3 a 4 vezes mais do que o planeado;
- Em muitos casos, o facto da manutenção por terceiros ser mais económica do que a realizada pela empresa, deve-se ao planeamento, programação e utilização dos materiais do subcontratado serem mais eficientes do que os da própria empresa.
O Gestor de Contrato da OPERTEC tem como função:
• Assumir o acompanhamento dos Clientes e uma resposta célere às suas necessidades
• Criar soluções eficientes e económicas
• Elaborar planos de manutenção preventiva customizados para cada Cliente
• Garantir cumprimento de requisitos legais
• Assegurar os registos em entidades oficiais, nomeadamente APA, ANEPC, ERSAR, entre outras
• Apoiar o Cliente na área da gestão de energia, facilitando a análise e tomada de decisão