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Sistema de Gestão Integrado
Gestão da Manutenção - Opertec

A Gestão da Manutenção influencia os fatores chave de sucesso de qualquer organização!

Custos, prazos e qualidade no serviço.

Gestão da Manutenção de instalações, edifícios e suas envolventes, modernamente enquadrada na perspetiva mais vasta da Gestão de Ativos, é entendida como o conjunto de atividades e práticas sistemáticas (ações técnicas, administrativas e de gestão) coordenadas, com as quais uma organização gere, de forma otimizada e sustentada, os seus bens e sistemas de bens, o respetivo desempenho, riscos e despesas ao longo dos seus ciclos de vida, destinadas a mantê-los ou a repô-los num estado em que possam desempenhar a função requerida, com o objetivo de cumprir o plano estratégico da organização.

Serviços de Manutenção Integrada preventiva e corretiva

Os nossos serviços de manutenção integrada, conceito que relaciona a manutenção preventiva e a corretiva, são realizados com o apoio de um software de gestão de manutenção, também frequentemente designado por CMMS - Computerized Maintenance Management System, o INFRASPEAK. Assim, gerimos e centralizamos, de uma forma estruturada a informação recolhida respeitante à função manutenção de cada cliente, uniformizamos processos, otimizamos tempos e recursos e acedemos, de uma forma simples, aos indicadores expressivos das atividades de manutenção, os ICD - Indicadores Chave de Desempenho, muito importantes nas tomadas de decisão na gestão da manutenção.

Alguns factos e números da Manutenção

Estudos internacionais especializados têm vindo a revelar as virtualidades da manutenção proativa (planeada)face à manutenção reativa (corretiva):

  • Um equipamento bem mantido dura 30% a 40% mais do que um mal mantido;

  • A implementação da manutenção preventiva induz economias nos consumos energéticos de 5% a 11%;

  • A manutenção preventiva reduz significativamente a indisponibilidade e aumenta o rendimento dos equipamentos;

  • As perdas por falha de rendimento são invariavelmente superiores às perdas por indisponibilidade;

  • O trabalho reativo custa 3 a 4 vezes mais do que o planeado;

  • Em muitos casos, o facto da manutenção por terceiros ser mais económica do que a realizada pela empresa, deve-se ao planeamento, programação e utilização dos materiais do subcontratado serem mais eficientes do que os da própria empresa.